LOCALIZAÇÃO E INSTALAÇÃO DO EQUIPAMIENTO
O equipamento compacto tem que estar por debaixo do nível do Spa. Com ele evita-se ter que encerar as bombas. O desnível máximo é de 2 metros por baixo (h ≤2m).
Os Spas com escoadouro são fornecidos com um depósito de compensação, cuja função é dupla:
Absorver a água que possa evacuar da quantidade de pessoas que se introduzam no Spa.
Impedir que a bomba de filtragem fique sem água.
Para uma correcta localização do depósito, este instalar-se-á no lugar mais próximo do Spa, por debaixo do nível do transbordante, para que o escoadouro possa evacuar toda a água.
LIGAÇÃO DO SPA COM O EQUIPAMENTO
Utilizar tubo rígido ou mangueira flexível da resistência apropriada. Consultar a normativa vigente de cada país. Dever-se-á usar o mesmo diâmetro da tubagem em que acaba a bateria de ligações do Spa; os ditos diâmetros são dimensionados para um óptimo rendimento do equipamento. Utilizar a cola apropriada para cada material. Em qualquer caso dever-se-á minimizar a instalação de cotovelos e longitude de tubagem para reduzir a perda de carga da instalação.
As ligações com uniões do Spa vêm marcadas com uns adesivos onde se indica o circuito de que se trata e o sentido do caudal da água.
Para a montagem dos circuitos siga os esquemas descritos na secção 2 e tenha em conta as indicações de montagem que se indicam a seguir.
Antes e depois de cada bomba assim como na saída do permutador de calor localizar uma válvula de bola ou guilhotina para poder efectuar a manutenção ou mudança destes elementos.
LIGAÇçãO DO CIRCUITO DE RECIRCULAÇãO
SPA TRANSBORDANTE
Ligação Spa -Depósito de compensação
Ligar as tomadas do escoadouro ao depósito de compensação. As tubagens devem ter a pendente adequada para se assegurar que a água se evacuará por gravidade. Em caso algum se devem criar sifões que possam impedir a circulação da água.
O diâmetro das tubagens de recolha de água do escoadouro deverá calcular-se de forma a que a água não ultrapasse a velocidade recomendada pela normativa vigente.
Ligar um desaguamento na parte superior do depósito de compensação, a sua função é evacuar o possível excesso de água evitando que o depósito pudesse transbordar.
Ligar a saída do depósito de compensação à aspiração da bomba de filtragem, situando uma válvula anti-retorno entre o depósito e a bomba. A dita saída terá que se situar por debaixo ou ao mesmo nível do fundo do depósito de compensação.
Ligação Depósito de compensação – Kit compacto
Ligar a saída da bomba de filtragem com a válvula selectora do filtro (dependendo do modelo de kit esta ligação já se encontra realizada).
Ligar a saída da válvula selectora com a entrada de água ao permutador de calor (dependendo do modelo de kit esta ligação já se encontra realizada).
Se o seu Spa tem a opção de ozono, chegados a este ponto, siga as instruções indicadas na Folha de instalação do ozonizador.
Para as ligações da válvula selectora, utilizar sempre acessórios de plástico, junta de estanquicidade e cinta teflon. Em caso algum se deve utilizar acessórios nem tubagens de ferro já que poderia danificar seriamente os componentes de plástico.
Ligação Spa – Kit compacto
Se o seu Spa dispõe de tomada para limpa-fundos; ligue a saída limpa-fundos com a entrada da bomba de filtragem realizando uma ligação em paralelo com as demais entradas a esta bomba. Deverá situar uma válvula de bola entre a tomada e a bomba que normalmente permanecerá fechada.
Ligação Kit compacto – Spa
Ligar a saída do permutador de calor com a / as ligações de retorno da filtragem ao Spa.
Instalação de sondas de níveis
De modo a assegurar que o circuito de renovação contém sempre água, deve instalar um sensor de nível no exterior do tanque de equilíbrio. O que irá controlar a abertura e o fecho da válvula solenóide de enchimento.
Consulte o seguinte diagrama.
S0 Sonda de segurança | A Entrada de água do circuito |
SMIN Sonda de nível mín. | B Depósito de excesso de fluxo |
SMAX Sonda de nível máx. | C Entrada de água do Spa |
EL Quadro eléctrico | D Saída de água para o filtro |
EV Válvula eléctrica (não incluída) | Ht Altura total |
O sensor S0 sensor tem de ser colocado acima dó tubo de saída do chão.
O sensor Smín tem de ser colocado por cima do sensor S0
Tem de haver mais água do que o volume deslocado pelos banhistas entre os sensores Smín e Smáx.
O Smáx tem de ser colocado abaixo da drenagem superior
Os sensores de níveis devem estar presos à parte externa do tanque de equilíbrio.
O sistema bloqueia automaticamente quando o nível de água se encontra abaixo do sensor.
A válvula eléctrica (EV) será activada (o tanque começa a filtrar) quando o nível cai abaixo do SMIN e será desactivada quando exceder SMAX.
Se le sonde non sono impostate orizzontalmente:
SPA COM SKIMMER
Ligação Spa – Kit compacto
Se o seu Spa tiver a opção de ozono, chegados a este ponto, siga as instruções indicadas na Folha de instalação do ozonizador.
Para as ligações da válvula selectora, utilizar sempre acessórios de plástico, junta de estanquicidade e cinta teflon. Em caso algum se deve utilizar acessórios nem tubagem de ferro uma vez que poderia danificar seriamente os componentes de plástico.
Ligação Kit compacto – Spa
Ligar a saída do permutador de calor com as aberturas de retorno de filtragem ao Spa, colocando uma válvula anti-retorno nesta ligação.
Ligação do Circuito de Massagem de Água
Ligar a tubagem dos escoadouros de aspiração de água com a entrada à bomba de massagem (cada bomba aspirará a água de 2 escoadouros). Ligar a saída de cada uma das bombas de massagem com as ligações na bateria do Spa que conduziram a água para os jactos. Situar uma válvula de bola ou guilhotina na entrada e saída de cada bomba.
Ligação do Circuito de Massagem de Ar
Deixar a entrada a bomba de ar livre e ligar a saída da dita bomba à ligação correspondente do Spa. Nota: É imprescindível realizar um sifão de 150 mm por cima do nível máximo da água e colocar uma válvula anti-retorno entre o dito sifão e o Spa.